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Sobre mundaréu
(desde 2001)

Em 2001 comecei a participar de atividades da ONG Mundaréu, até que me tornei uma de suas diretoras. A Mundaréu tem como missão criar oportunidades de geração de renda para pessoas excluídas do mercado formal de trabalho. Mantém uma loja que segue os critérios do comércio justo, onde distribui produtos de comunidades de vários lugares do Brasil. Atipicamente, a Mundaréu atua em todas as instâncias: do desenvolvimento de projetos à captação de recursos, capacitação e distribuição dos produtos, e tem sido muito reconhecida pelo seu programa de capacitação em desenvolvimento de produtos junto a comunidades.
Minha convivência com essas questões e o que conheci dos programas governamentais ligados ao assunto geraram uma série de questionamentos ideológicos e operacionais, que por si só mereceriam uma investigação e reflexão mais profundas.

Enumero algumas dessas questões:
• O estímulo à produção artesanal em maior escala e à exportação, por exemplo, pode gerar um esgotamento de recursos naturais, que exige um programa de manejo sustentável, raramente existente.
• Da mesma maneira, profissionalizar grupos que têm uma produção tradicional em pequena escala gera uma mudança na dinâmica social dessa comunidade e seu impacto deve ser estudado.
• O mecanismo de acúmulo de renda é típico de nossa sociedade, mas em pequenos grupos, como em determinadas tribos indígenas, poupa-se apenas para momentos de escassez. Estimular a racionalização da produção e a grande distribuição de seus produtos é incutir uma outra mentalidade a esses grupos, que não lhes é original.
• O mercado flutua e está sujeito a modismos e necessidades momentâneas. Uma vez que se estimula a produção de um determinado grupo, mas eles não detêm a capacidade de distribuição, toda a estrutura econômica criada poderá desmoronar a partir do momento que a demanda diminuir drasticamente. Poderia listar uma série de outros questionamentos que não cabem aqui.

Além de participar das discussões e de oficinas de desenvolvimento de produtos, fui responsável pela imagem da Mundaréu, junto ao público comprador, que é o que mostro aqui: desenvolvimento da identidade visual da Mundaréu e sua extensão à papelaria, embalagens, vitrines, e-mail marketing, folder, anúncio de jornal.

Além disso, criamos uma linha de produtos institucionais, louças com ilustrações assinadas por designers gráficos e artistas, para gerar renda para a ONG, e tentar caminhar para a sustentabilidade.