sampa sobre

Sobre sampa
(2004)

Por ocasião da comemoração dos 450 anos da cidade de São Paulo, o Senac São Paulo organizou uma exposição e um livro sobre interpretações visuais da cidade, por 18 designers gráficos. Cada um de nós teve um espaço de 10 páginas, ou 5 páginas duplas, para desenvolver uma seqüência de imagens.

Os recursos gráficos oferecidos, impressão em branco e preto sobre papel reciclado, me remeteram à imagem do jornal, e achei que seria uma boa metáfora da metrópole.

O trabalho foi feito inteiramente à mão, com colagens de recortes de jornal sobre papel preto, para depois serem digitalizadas, em vez de ser processado diretamente no computador.

As imperfeições do recorte testemunham o gesto e o fazer manual; a multiplicidade de fontes tipográficas e irregularidades de impressão tentam dar a dimensão da diversidade e complexidade da cidade, na primeira figura da série.
Uma página mostra um chão feito de nomes de pessoas, organizadas por tamanho, de modo que dão impressão de profundidade. Na outra, um labirinto foi construído com recortes de anúncios classificados de imóveis. Uma página de palavras cruzadas reproduz palavras, gírias e palavrões que compõem o dia-a-dia. Por fim, um emaranhado feito com tiras de títulos entrelaçados do jornal fecha a seqüência das imagens.

Interpretação gráfica sobre a cidade de São Paulo
concepcão e coordenação do livro e exposição Cecília Consolo
projeto gráfico de 10 páginas Ruth Klotzel